domingo, 17 de outubro de 2010

Pão Branco

Buenas.

Hoje apresento um pão branco que fiz na máquina do pão. Ontem à noite já sabia que nunca iria levantar-me cedo.. para ir à rua buscar pão fresco, pelo que... preparei tudo pela calada da noite. Uma programação rápida e às 08h45 tinha a casa aromatizada com o cheirinho de pão quentinho.

100ml Leite
200ml Água
Sal ( 1 pitada generosa)
Açúcar ( 1 colher de sobremesa)
Azeite (1 colher de sopa)
500g farinha 65
1 saqueta de fermento (existe umas saquetas de fermento granulado. Pela minha experiência, este fermento é o que se aproxima do famoso fermento de padeiro. Existem algumas marcas... o importante é ler as instruções... o ultimo que usei eram saquetas de 11g que servem para 1 kg de farinha.... como é óbvio, tive de achar apenas 6g para esta receita.)

Se fizerem na Máquina do Pão (MDP), a ordem de colocação dos ingredientes é....líquidos primeiro e nunca misturar sal com fermento. Selecciona o programa Pão Branco e pimba... Passado 3 horas, tenmos um pão quentinho e estaladiço, fofinho e estupidamente caseiro pronto para ser barrado e devorado.

Se não houver MDP... usamos a ferramenta mais fantástica da humanidade.... a mãozinha... mas lavada de preferência.
É claro que fica mais barato e rápido comprar no super mercado ou na padaria... mas onde é que está a piada? e além do mais... não é para fazer todos os dias!!


Numa bancada, coloca um pouco de farinha, abre um buraquinho no meio e junta o fermento com uma pinga de água. Mistura tudo muito bem até conseguirmos uma massa( e agora esta massa passa a chamar-se o fermento.. ok?). Supostamente, este fermento deveria descansar um pouco num lugar quente... mas eu não aguento.
Com o resto da farinha, coloco na bancada, e vou juntando os líquidos, depois o fermento, o azeite, o açucar e por fim o sal.
Depois disto tudo é que não há escapatória e tenho mesmo de fazer descansar a massa. Num alguidar tapadinha com o pano de preferência junto a algo quente, para fazer crescer.... Vamos dizer que o descanso demorará... 1hora a 1 e meia.

No final é por o forno... a 200 graus, 220......
Vai controlando o forno e quando estiver com "aquela" côr.........

Sem comentários:

Enviar um comentário