terça-feira, 21 de setembro de 2010

Empadão Rédon

Após algumas horas a pensar no que fazer para o jantar, entrei em desespero. Nada me enchia as medidas. Nada me perecia bem. Tinha uma carninha picada do dia anterior e queria dar-lhe uso. Então.....

. Carne picada
. Esparguete
. Molho Bechamel
. Parmesão

A carne já estava feita, mas.... foi assim: refoguei uma cebola picada em azeite e alho com 2 folhinhas de louro. Depois de tudo douradinho, juntei polpa de tomate (pouco) e 1 pinguinha de cerveja. depois de tudo isto respirar um pouco, juntei a carne e deixei cozer.

Cozi o esparguete À moda da tia Estrela. Água no tacho, uns baguinhos de sal, um fio de azeite e 1 cebola pequena cortada ao meio.
Deixei ferver e coloquei o esparguete. Após cozido, escorri,  rectifiquei o sal, juntei mais um fio de azeite e umas folhinhas de orégãos. Por fim reservei dedicando-me com toda a alma no molho bechamel.
Sim! faço o bechamel. Existem coisas que não me importo de comprar, tipo... caramelo líquido.. mas o bechamel.... tem de ser from scratch!

. 1 litro de leite
. 60g de farinha
. 80g de manteiga sem sal (de preferência, mas pode ser com margarina) 
. Sal e pimenta q.b.

Derreti a manteiga e juntei de uma vez só a farinha, mexendo vigorosamente para não criar grumos. Depois juntei o leite gradualmente e sempre a mexer e esperei que levantasse fervura. A mistura ficou mais grosa pois a farinha foi ficando cozida.

Bom. Depois disto tudo.... arranjei um pirex e coloquei pela seguinte ordem: Esparguete - Bechamel - carne - esparguete - bechamel.
Rematei com o parmesão e foi ao forno a alourar.
A Tita não reclamou!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário