quinta-feira, 27 de maio de 2010

Arroz Doce Pipi

Saindo um pouco da rubrica Toni por uns momentos, inauguremos agora a rubrica com receitas pipi. Aqui, iremos descobrir paladares de pôr as papilas aos saltos. Sim porque até agora foi só petiscada "main course".
Sai uma sobremesa para a mesa do canto!


. 300g de arroz carolino (mais uma vez escolho o carolino porque deixa mais goma)
. 1 litro de leite
200 ml de natas (As de soja não presta para doces)
. 150g açúcar
. 3 ovos
. 1 vagem de baunilha ou uma tampinha de essência (na realidade pode-se perfumar com o que mais gostarem. Por exemplo uma bela casca de limão)
. 1 pitada de sal

Então é assim. Numa caçarola, junta-se o litro de leite com a pitada de sal e o perfume (baunilha ou casca de limão ou laranja...) e vai ao lume. Quando estiver a ferver, bota-se o arroz lá para dentro, passa a caçarola para o bico mais pequeno do fogão e reduz o lume para brando. Deixa-se o arroz cozer bem e lentamente para soltar a goma toda, mas mesmo toda.

Entretanto, num outro tachinho, junta as natas, os 3 ovos inteiros e o açúcar. É claro que se gostarem mais doce, pode-se carregar um pouco mais, mas só depois de fazer este é que se percebe.
Lume com ele e sempre a mexer. SEMPRE. O lume até pode estar esperto mas SEMPRE a mexer com umas varas. Atenção que este preparado cresce um pouco quando ferve, por isso há que escolher o tamanho do tacho.
Quando isto estiver pronto, o arroz já deve estar à espera, por isso, junta-se o preparado ao arroz mexendo com uma colher.
A partir daqui é sempre a abrir. Tira-se a vagem da baunilha e enche-se em taças ou coloca-se o arroz numa travessa. Está pronto para comer.

Entretanto, se quiserem entrar na gulosice total, façam um creme de pasteleiro (explicarei como o faço mais tarde). Enche-se taças com o arroz até meio e preenche-se o resto com o creme. Polvilha-se com açúcar e chega-se com o ferro em brasa tipo leite creme. É diabeticamente bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário